sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Capacitação de Educadores - Outubro/2011

“Ouça. Consegue ouvir? A música... Eu consigo ouvi-la em qualquer lugar. No vento, no ar, na luz... Está ao nosso redor. A gente precisa se abrir. A gente só precisa ouvir."
Filme: O Som do Coração
Não há frase melhor do que a frase colocada acima das imagens para começar a descrever a Capacitação de Educadores realizada no último fim de semana na Comunidade Espiritual Era Dourada Ashram. A frase foi extraída do filme "O som do coração", que foi exibido e posteriormente discutido em uma reflexão facilitada pelo Américo. Com certeza a profissão de educador é uma das profissões que menos permite frieza, desavenças, egoísmo e outras mazelas das relações interpessoais, uma vez que ela é permeada basicamente por pessoas, que se relacionam a todo momento. É preciso atenção, carinho e amor, além dos conhecimentos técnicos da área. Por este motivo o educador tem que estar constantemente se reciclando e refletindo sobre sua atuação e, mais do que isto, refletir sobre si mesmo. A responsabilidade de mediar o conhecimento para pessoas é muito grande. E este conhecimento não deve se limitar ao mundo exterior, mas também ao mundo interior de cada um, refletindo sobre valores e dando um sentido maior à vida do que aqueles que estão facilmente perceptíveis à nossas mentes condicionadas pelo material. Para isto devemos abrir nossos corações às nossas experiências, da mesma forma ao velho e ao novo. Basta ouvi-lo, pois a sua canção nunca para de tocar. Por fim, o fim de semana de capacitação ainda teve palestras sobre permacultura e educação, confecção de porta retratos com tecido em base de papelão, alimentação vegetariana, alongamento, respiração e meditação. Muito contato com a natureza e com o sagrado, presente em cada um de nós.
Um agradecimento especial à Paula e à Ruth, que ajudaram na cozinha e fizeram deliciosas receitas, além do Alexandre e da Val que estão sempre ajudando na manutenção do Ashram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário